Instalação elétrica é semelhante a instalação hidráulica
É fácil entender uma instalação elétrica se pensarmos que ela é muito semelhante a uma instalação hidráulica. Se pensarmos na eletricidade como a água que corre, um interruptor como uma torneira e os fios como os canos, tudo fica muito mais fácil.
Tanto a eletricidade quanto a água entram em um imóvel, são distribuídas através da construção e depois "saem". A água entra através de canos pressurizados; a corrente elétrica através dos fios fase. A "pressão" da corrente elétrica é chamada tensão (popularmente conhecida como "voltagem").
Tal como canos grossos permitem que um maior volume de água flua ao longo deles, fios mais grossos permite que mais corrente elétrica passe por eles. A quantidade de corrente elétrica que pode passar por um fio é chamada de amperagem.
Da mesma forma como a água deixa um imóvel através de canos não pressurizados, a eletricidade "sai" através dos fios neutros, que tem "voltagem" zero.
Em princípio, qualquer instalação elétrica é feita de acordo com o esquema apresentado na figura acima. O fio fase (preto), sai de um quadro elétrico com disjuntores, vai até o interruptor, e a partir daí para a lâmpada. O fio neutro (branco) é ligado diretamente na lâmpada, saindo uma seção para alcançar a outra ponta da tomada.
A figura 25 tem a finalidade exclusiva de mostrar a você que o fio a ser ligado no interruptor será sempre o fase (ou positivo), e também que a secção do positivo para a tomada é feita antes do fio fase seguir para a lâmpada. Se você invertesse o processo, a tomada somente funcionaria quando a lâmpada estivesse acesa. Muito cuidado com estes detalhes .
A instalação elétrica começa com a colocação dos eletrodutos que podem ser rígidos ou flexíveis. Atualmente, há preferência pelo eletroduto de plástico flexíveis. Para a colocação dos eletrodutos, é necessário abrir um canal nas paredes; quando se usa tijolos furados basta quebrar a primeira capa. Os fios são colocados depois, com o auxílio de um arame de aço especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário